O PROFESSOR ORLANDO E OUTROS ESCRITOS Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Telo de Morais
Mar da Palavra - Edições, Lda.
9789728910815
Português
Vários
Novo
NOTA INTRODUTÓRIA
e muito sumária

O estatuto profissional do médico Telo de Morais não o enclausurou na ciência nem na técnica nem na arte da medicina. Felizmente!, pois todas as artes moldaram a sua complexa personalidade – seja, sobretudo,  nas artes plásticas (de que é connaîsseur reconhecido e cultor) seja na literatura onde já afinou a sua vis lírica.
Dá-nos, agora, um conjunto de textos narrativos, e uma reflexão onde explana as humanais dúvidas que a todos inquietam num tempo em que o mezzo del camin vai ficando mais distante.
Atentando, apenas, nas estórias, verificamos que o criador literário (tal como qualquer criador, aliás) parte do real para transfigurar pessoas em personagens de tramas narrativas de onde ressuma um humanismo complacente que colhe no leitor o sorriso tolerante perante os episódios que a memória conservou na espuma dos dias: nessa espuma temporal, desaparece o passado, e a recordação é, assim, moldada em frases. Então, o real narrado é, tão-somente, uma imagem mental apurada.
Estes escritos sobre a memória patenteiam uma vontade de registar testemunhos de uma época muito úteis à história da sociedade. De facto, não havendo esse querer deixar memória, o locus não colherá mais que uma visão parcelar da história.
Numa linguagem limada e escorreita, estas narrativas curtas de Telo de Morais transportam-nos a uma mesa de amigos onde a memória é activada num ambiente onde emerge esse ócio ancestral e gregário de contar estórias que valem por aquilo que são: puro prazer de saborear a vida sem que se proceda a juízos farisaicos sobre semelhantes nossos, antes tornando-os cúmplices das nossas andanças pelo mundo.

Vasco Pereira da Costa
(escritor)  
Novo
Coimbra
7,95€
Mar da Palavra - Edições, Lda.
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira