CATÓLICOS E POLÍTICA DE HUMBERTO DELGADO A MARCELO CAETANO Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Edição e apresentação:  Padre Felicidade Alves
Edição do autor
Desconhecido
Português
Um
Usado


CATÓLICOS E POLÍTICA DE HUMBERTO DELGADO A MARCELO CAETANO
Edição e apresentação:
Padre Felicidade Alves
Páginas: 285
177x115 mm.

Exemplar muito bom estado. Folhas amarelecidas.
PREÇO: 8.00€
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.
-----------------------------------------------------------
PRÉ-PAGAMENTO:
Transferência Bancária
MBWAY
PAYPAL
Entrego em mão em Coimbra


-------------------------------------------------------------------------------

APRESENTAÇÃO
Mais dia menos dia terá de se fazer a história critica destes últimos anos da vida política portuguesa; e não deixará de ter lugar de relevo a presença ou ausência dos católicos na vida política, assim como a posição negativa ou positiva dos hierarcas e das estruturas clericais no funcionamento do sistema.
Com este Caderno começamos a recolher alguns textos. Qualquer destes documentos marcam uma viragem (mesmo o 10.!).
0 que se publica adiante – sublinha-se fortemente – não é mais do que o esboço dum - primeiro inventário ou antologia. Num regime em que a opinião pública está destruída pela castração dos meios normais de informação, documentos deste género sofrem as condiçõesprecárias da clandestinidade. Passam de mão em mão, muitos perdem-se irremediàvelmente. Sobretudo, não é o momento de analisar criticamente o conteúdo de tais documentos (por vezes pouco explicito), nem o contexto socio-político em que foram gerados, nem os esquemas culturais e teológicos que lhes estão subjacentes. A vida real está em constante evolução: é dentro de tais coordenadas que certas posições que eram ousadas há 10 anos, parecem-nos hoje simples etapas dum dinamismo ideológico que não parará.
Mas enfim é um começo de documentação, que se oferece nesta nova etapa da vida portuguesa. A primeira baliza cronológica está em relação com a sacudidela dada ao País pela candidatura do malogrado Humberto Delgado; a segunda baliza refere o nome do actual primeiro ministro, cujo programa ainda se não vê e cujo consulado se apresenta prenhe de surpresas.
Que estes elementos sirvam para ajudar à formação duma consciência política empenhada, entre os católicos portugueses; e que não se julguem todos os católicos através das posições ambíguas ou oportunistas das Hierarquias, nem pelas opções dos que possuem e são, e para os quais tantas vezes a religião serve de narcótico suave ou de trampolim provisório.
Deixamos um pedido: que nos enviem quaisquer outros documentos ou informações, devidamente identificáveis, e com as melhores garantias criticas de autenticidade literária e histórica.

P. José da Felicidade Alves


.
INDICE
— 1 Ao jornal «Novidades»: desgosto pela sua actuação
— 2 Consideração dum católico sobre o período eleitoral .
Usado
Coimbra
8,00€