Ensaios sobre Mário de Carvalho Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Maria de Fátima Silva; Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
Imprensa da Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
9789892605425
Português
Um
Novo
Poetas, pintores, escultores, na Antiguidade, familiarizados com mitos antigos de deuses e de homens, que cristalizavam experiências, interrogações, respostas quanto à existência do homem no tempo e no mundo, neles se inspiraram, em contínua criação-recriação para neles verterem a sua própria experiência temporal, com todos os desassossegos e inquietações, com todo o espanto, horror ou encantamento pela excepcionalidade da acção humana, que rasga ou ilumina fronteiras de finitude.
Este é um património que constitui a linguagem cultural do que somos, que, ao longo dos séculos, criou laços de pertença, sentida, com as matrizes do Ocidente e que se foi enriquecendo nas sucessivas apropriações recriadoras em que o ‘novo’ incessantemente está presente, dada a inesgotabilidade da própria vivência humana, correspondente à riqueza e diversidade que a caracterizam e que caracterizam a diversidade e diferenciação de cada época, de cada espaço cultural desse mesmo Ocidente. O mito, no seu sentido etimológico, continua a oferecer-se como espaço de cristalização de vivências temporais novas e espaço de encontro com antigas vivências, diversas e porventura afins.
Esta consciência, como é sabido, é problematizada por filósofos e tem operado como motor de criação quanto à poiesis de todos os tempos, até hoje, configuran­do, inclusivamente, enquanto mythos, momentos da História Antiga ou espaços de memória. Esses percursos da criação merecem, hoje, a atenção e estudo dos Estudos Literários e, como não podia deixar de ser, dos Estudos Clássicos, muito peculiarmente.
Com o dealbar dos anos cinquenta do séc. XX foram publicados os primei­ros trabalhos de investigação, nesta área, dos que viriam, então, a ser fundadores, em 1967, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Fundado o Centro, já tal área de estudos, por ele integrada, constituía uma tradição – traditio laureata, inclusivamente – no seio dos seus primeiros investigadores. E de moto continuo ela veio sendo alargada e consolidada, em inúmeras publicações que constituem volumes temáticos, várias vezes reeditados, artigos, colaborações de contributo em actas de congressos, em Portugal ou no estrangeiro, bem como em seminários de 2º e 3º ciclo e no número substancial de dissertações a que já deu origem (algumas delas já publicadas). A partir dessa face do Centro veio a consolidar-se o diálogo e interacção com poetas, dramaturgos, encenadores, cineastas; a partir dessa face se veio o Centro a integrar, por convite, na Network research on Greek Drama (Atenas­-Oxford), com resultados já publicados em volumes.

Livro completamente novo.

Ofereço portes de envio em correio normal.
Novo
Coimbra
10,00€
Eugénio Teixeira
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira