O Terramoto de 1755. Lisboa e a Europa Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Positivo

Ana Cristina Araújo
CTT Correios de Portugal
Desconhecido
Português
Um
Como novo
LIVRO COMPLETO COM TODOS OS SELOS E PROVA NUMERADA
IMPECAVEL
ANO 2005

Os CTT Correios de Portugal acabam de lançar o livro "O Terramoto de 1755. Lisboa e a Europa", de Ana Cristina Araújo. O livro e a sua autora foram apresentados por José-Augusto França, ensaísta e crítico de arte e antigo professor na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

A cerimónia teve lugar no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Desde que foi anunciada a sua publicação, o livro tem sido alvo de uma procura fora do habitual, traduzido em grande número de reservas nas estações de correio. Com uma edição limitada a 7 mil exemplares numerados, prevê-se que esgote rapidamente.

Ana Cristina Araújo é professora da Universidade de Coimbra. Tem vários livros publicados e dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras sobre temas de Cultura do Século XVIII. Sobre o terramoto de 1755 publicou em Portugal e em França importantes estudos. Tem proferido conferências alusivas ao tema em Portugal, França, Espanha, Alemanha, Suíça e Inglaterra.

"O Terramoto de 1755. Lisboa e a Europa" foi editado pelos CTT no âmbito da passagem dos 250 anos sobre o terramoto de 1755. Do livro fazem parte integrante dois selos e um bloco filatélico, da autoria de José Luís Tinoco, também alusivos ao terramoto.

Neste novo livro, Ana Cristina Araújo não se fica pela descrição do terramoto. Aborda a gestão da crise a que ele deu origem com a derrocada da capital portuguesa, dando a ver a actuação imediata do futuro Marquês de Pombal, cuja imagem é cuidadosamente retocada nas campanhas de propaganda política, conduzidas, à escala interna e internacional, pelo déspota esclarecido.

"O Terramoto de 1755. Lisboa e a Europa" faz também um retrato do terramoto à luz das ideias em voga na época, com uma sugestiva articulação entre as inquietações, utopias e debates filosóficos do século XVIII. Fala, por exemplo, das interpretações que associam o terramoto de 1755 à passagem do cometa Halley. E, entre outras ideias, toma o desastre de Lisboa como metáfora de uma nova ordem do mundo.
Como novo
Lisboa
40,00€
Duarte Cardoso
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira

Comentários sobre este vendedor

  • Antónia disse no dia 2019-04-21: Além de atencioso e de resposta rápida, demonstrou ser uma pessoa honesta e fiável.
    O atraso que houve em relação a uma das encomendas que fiz, deveu-se inteiramente aos CTT.
    No caso de encontrar algum outro título que me desperte o interesse, voltarei a entrar em contacto com toda a certeza.
    Comentário Positivo
  • Duarte Cardoso disse no dia 2019-04-22:
    Obrigado Antónia!
    Posso dizer exactamente o mesmo a seu respeito! Cliente 5*! :)
  • Carla Maria Correia de Oliveira disse no dia 2019-03-22: Muito satisfeita com a compra. O livro apresenta-se exatamente nas condições que o vendedor disse. Fiz o pagamento e passado 48 horas tinha o livro. Muito profissional. Comentário Positivo
  • Duarte Cardoso disse no dia 2019-04-22:
    Muito obrigado, Carla
  • disse no dia 2018-04-13: de acordo com as expectativas, boa comunicação, recomendo Comentário Positivo