A Inquisição em Portugal / César da Silva (3 vls) Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Desconhecido
Português
Um
Envelhecido
Por favor, ver o estado de conservação da obra.

SILVA, Cesar da – A INQUISIÇÃO EM PORTUGAL : romance historico. Vol. I [e Vol. II e Vol. III]. Lisboa, Bibliotheca do Povo, [191-]. 3 vols in-8º (21cm) de 713, [1] p. (I), 789, [1] p. (II) e 741, [1] p. (III) ; il. ; E.
Conservação: 1º volume apresenta restauro na lombada e desgaste geral, com restauro também numa folha (com fita-cola), faltam folhas da página 366 à 438 e a última apresenta alguns escritos. 2º volume não tem a frente da encadernação e apresenta desgaste geral. 3º volume está bem conservado. Amarelecimento e alguma oxidação em todos os volumes.

Envio: 3€

Obra ilustrado com fotogravuras e bonitos desenhos da autoria de Alfredo de Morais em página inteira. De assinalar ainda as vinhetas, capitulares e florões de belo efeito impressas ao longo da obra.
“Estamos em 1530, reinando em Portugal o beato D. João III, de fatidica memoria.
Na praça do Rocio de Lisboa, onde vamos entrar, havia n’esse momento grandissima animação, proveniente de factos que os nossos leitores vão presenciar. Antes d’isso, porém, façamos umas pequenas explicações.
Esse largo, que ocupava o mesmo sitio do actual, era então muito maior e rodeado por uma arcaria, como era uso d’esse tempo, e ainda na actualidade se vê em algumas praças de varias cidades do paiz. […] Falta-nos dizer que estavamos em sabbado de aleluia, que n’esse anno cahiu a 15 de abril. […] Para melhor observarmos o que se passa, e alguma coisa ficarmos sabendo dos costumes do tempo, convem que vamos acercar-nos d’um enorme grupo que se juntára n’um dos angulos da praça, junto do palacio dos Estaus.
Era formado por gente da mais baixa estofa e servia-lhe de chefe um carniceiro arremangado, de aspecto boçal, que mantinha suspenso de uma longa vara um boneco tosco representando um homem.
- Cá está o Judas! gritava elle.
- A queima do Judas! repetiam em côro, uns poucos de salafrarios, de jaez egual ao do magarefe e que com elle tinham entrado na praça, fazendo-lhe cortejo.”
(excerto do prólogo)
Envelhecido
Lisboa
20,00€
Letras & Companhia
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira