|
|
 |
|
| | McMafia: O crime organizado sem fronteiras | |
| | |
|
| Autor(es)
Editora
Observações
| Dos Balcãs, que tão bem conhecia, encetei uma viagem à volta do mundo, para tentar desvendar a história do espantoso crescimento do crime organizado e da economia subterrânea, ao longo dos ultimos vinte anos.
Nas minhas viagens, conheci personagens fascinantes e cheias de inteligência, vitalidade, coragem, argucia e entusiasmo.
Muitas delas eram criminosos, algumas eram vítimas, outras, políticos, agentes da polícia ou advogados. Quase todas se prontificaram a contar as suas histórias bizarras, assustadoras e, até, divertidas.
Dada a natureza do tema, várias só concordaram em falar a título anónimo, tendo-se alterado muitos nomes.
Gostaria de agradecer a todas as pessoas que entrevistei e consultei pelo seu tempo e pelas suas profundas reflexões.
Espero que as suas histórias possam ajudar a perceber a forma enigmática como o crime organizado se encaixa num planeta globalizado.
Por outro lado, espero que forneçam algumas pistas sobre o modo como os políticos e a polícia poderiam abordar esses problemas, para evitar que homens e mulheres, como Karen Reed, sejam vítimas do mundo subterrâneo.
Durante três anos, o autor registou histórias reais de tráfico de armas na Ucrânia, branqueamento de capitais no Dubai, tráfico de droga no Canadá, cibercrime no Brasil, extorsão no Japão e muito mais.
Durante a sua investigação do submundo, falou com inumeros criminosos, polícias e vítimas do crime organizado, explorando em simultâneo a feroz procura de drogas, mulheres traficadas, trabalho ilegal e armas em cinco continentes.
A viagem tem início com um aterrador e inexplicável homic[dio num bairro residencial de classe alta na Inglaterra e continua com histórias por vezes horríveis, outras vezes inspiradoras, geralmente bizarras e por vezes divertidas.
Em conjunto, constroem uma imagem arrebatadora da economia paralela que poderá agora deter mais de 20 % do PIB do mundo. .
De leitura obrigatória. (The Times)
Relato revelador do crime à escala planetária... Uma ilustração intensa do argumento simples que está na base da reportagem épica de Glenny. (The Guardian)
Uma viagem marcante e arrepiante pela miríade de organizações criminosas que florescem nosso mundo cada vez mais globalizado. (Publishers Weekly)
Uma viagem aterradora pelo submundo violento do crime globalizado. (New York Post)
Extremamente informativo e bastante assustador. (The Washington Post)
Uma viagem narrada com vivacidade pelos meandros de alguns dos gangues, cartéis e máfias transnacionais mais poderosos do mundo. (The Wall Street Journal) | |
| Estado | | Distrito / Estado | | |  |
|
| |
| |
|
|
|
 |
|
|
 |
|
|