NAS VÉSPERAS DO ESTADO NOVO Alfredo Pimenta Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Alfredo Pimenta
Livraria Tavares Martins
Desconhecido
Português
Um
Envelhecido
NAS VÉSPERAS DO ESTADO NOVO
Alfredo Pimenta
Livraria Tavares Martins
Porto  1937
Páginas:183
Dimensões: 195x30 mm.
Exemplar em bom estado, sem rasgos, capa com algumas manchas e picos de acidez, amarelecido.
PREÇO: 16.00€
Portes de envio incluídos, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.
-----------------------------------------------------------
PRÉ-PAGAMENTO:
Transferência Bancária
MBWAY
PAYPAL
Entrego em mão em Coimbra




Ao Leitor
Sente - se ao meu lado , leitor . Não sei quem o senhor é . Desconheço a sua profissão , os seus hábitos de vida , as suas aspirações . Só sei que é meu leitor . Sente - se . Não é muito confortável a cadeira ? Desculpe : é o que há .
Está sentado ? Então , oiça :
A paisagem que a vida política nos oferece é uma paisagem totalmente fúnebre : cruzes , ciprestes , céus de negrume , toques de finados . A sociedade portuguesa abafa sob crepes . O senhor ouve fanfarras ? repare bem: são marchas fúnebres . O senhor vê estandartes ? repare bem : são mortalhas . Cheira a cadáver , por todos os lados . Para onde a gente se volte , cheira a morte . Isto é um País , ou é a Morgue ?
No Terreiro do Paço , corre a vasa . Pelo País inteiro , corre a Morte . Dizem que no Arsenal da Marinha estão a julgar uns tantos oficiais acusa dos de rebelião. Engano . O que se está a julgar no Arsenal da Marinha é um regime , -o regime político de Portugal . E é lá , mais do que em qual quer outra parte , que cheira a cadáver . Absolvidos ou condenados , os oficiais ? Pouco importa . O que de lá vai sair aos ombros dos cangalheiros , é o cadáver pôdre do regime .
Acha , o senhor , que exagero ?
Em 5 de Outubro , a República tinha homens , tinha germens de partidos . Um ano depois , tinha os mesmos homens , e tinha os partidos . Tinha portanto , as condições para viver , se os homens e 08 partidos a soubessem servir . Hoje , a República não tem homens nem partidos . Aos homens , queimou - os desprestigiou - os , inutilizou - os . Não há um , um só homem da República capaz de a aguentar e de a salvar . As velhas figuras são figuras de museu de curiosidades . Já nem aparecem . Umas estão lá para longe , em legações tranqüilas ; outras , metidas em casa . Quem encontra o sr . Bernardino Machado ? quem encontra o sr . António José de Almeida ? O único que por ai se vê , é o sr . Brito Camacho - mas reformado . Na actividade , nenhuma das vélhas figuras . Há uns fura - vidas , que passam por ai nos bicos dos pés , a fingir de pessoas grandes , gritando gritos descompassados e espalhafatosos . Se os homens são isto , que é feito dos partidos ? Os partidos estão partidos aos bocados , numa tendência acentuada para o zero . Sem homens e sem partidos - a República está morta  o que falta é remo ver o cadáver , e dar - lhe destino. C
Envelhecido
Coimbra
16,00€