Olivença 1801 : Portugal em Guerra do Guadiana ao Paraguai Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Manuel Amaral
Tribuna
Desconhecido
Português
Um
Novo
A guerra de 1801 entre Portugal e a Espanha aliada à França, é conhecida sobretudo por ser o momento em que se perdeu o território de Olivença. Mas este conflito, conhecido por Guerra das Laranjas, esteve longe de ter como preocupação fundamental aquela antiga vila Alentejana. Na realidade, as operações desenrolaram-se tanto ao longo das fronteiras de Portugal, como das do Brasil e no Oceano Atlântico.
Esta obra apresenta uma visão nova do desenrolar das hostilidades no território europeu, não só abordando os teatros de operações em que o exército português se confrontou com o espanhol, em, Trás-os-Montes, no Algarve e no Alto Alentejo, mas também a abordando a estratégia desenvolvida à época face ao que já se via com uma possível primeira invasão francesa do território nacional. Relata-se o desenrolar da guerra na América do Sul, onde Portugal conquistou um imenso território, tanto no estado do Rio Grande do Sul como no de Mato Grosso, delimitando quase definitivamente as actuais fronteiras do Brasil.
Se Portugal perdeu Olivença, logo no início das hostilidades, conseguiu, no entanto, realizar os seus objectivos estratégicos neste conflito. Foi esta a última guerra travada por Portugal com a vizinha Espanha.
www.mundolivro.net
Novo
Porto
15,00€
Livros Tecnicos
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira