A História de um Sonho Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Arthur Schnitzler
Quidnovi
9789895547593
Português
Um
Usado
Detalhes da Obra
Título:
A História de um Sonho

Título Original:
-

Autor:
Arthur Schnitzler

Tradução:
Mafalda Silva

Detalhes do Artigo
Estado:
Usado / Capa com sinais de manuseamento / Miolo em muito bom estado

Capa:
Mole

Editora:
Quidnovi

Colecção:
Biblioteca de Verão #20

Edição:
-

Ano de edição:
2010

Páginas:
96

Idioma:
Português

ISBN:
978-989-554-759-3

Sinopse
Foi a partir desta obra do escritor austríaco Arthur Schnitzler (que também era médico e psicólogo), contemporâneo de Freud, que o realizador Stanley Kubrick fez aquele que viria a ser o seu último filme, "De Olhos Bem Fechados". A sua adaptação acaba por ser bastante literal, pese embora o facto de o romance ter lugar em Viena no início do século XX e de o filme de Kubrick se passar em Nova Iorque em finais do século, e para aqueles que viram o filme, muito difícil desligarem-se da visão do realizador. Tal como na obra o real e o sonho se confundem.
Começa o romance com uma conversa entre o jovem médico Fridoline e a sua mulher Albertine, depois de um baile de carnaval, onde pequenas "aventuras", à primeira vista inofensivas, acabaram por despertar em ambos o ciúme. Palavra puxa palavra, a curiosidade sobe, tal como a dúvida e o ciúme, e desperta o desejo de vingança. Fridolin sai à procura de qualquer coisa e vai-se cruzando com figuras femininas que lhe despertam o desejo, terminando numa espécie de bacanal ou celebração erótica, cuja percepção lhe escapa. Por seu lado, Albertine tem um sonho em que é possuída por outro homem e onde o marido é cruxificado, o que ela observa com grande felicidade. Aquela "noite irreal" e este "sonho real" fazem tremer a relação de ambos, fragilizando-a, e fragilizando-os, tornando-os mesmo "inimigos".

Críticas de Imprensa
" "A História de um Sonho" (...) é um texto fantástico, extraordinariamente poderoso na criação de um ambiente, de um ritmo vertiginoso que nos afasta, em círculos cada vez mais vastos, de um ponto de partida em que as certezas ainda são possíveis."
Clara Rowland, Público, suplemento "Mil Folhas"

"No fim do século XIX sentia-se em Viena "a sensação constante de uma ameaça, sentimento complexo de mal-estar, desconforto ou derrocada próxima" e é essa premonição que terminará a ferro e fogo que Schnitzler, magistral, consegue legar aos livros."
Fátima Maldonado, Expresso, Cartaz

" "A História de um Sonho" é um livro assumidamente onírico, com todas as variações de temas freudianos: a morte, a sexualidade, a neurose, o monólogo, o desvelamento da alma, a maternidade e, especialmente, o poder da imaginação. (...)
"É pena que não se possa ler "A História de um Sonho" sem o olhar de Kubrick, que se colou permanentemente ao texto. Há uma série de pormenores importantes que não resultam no filme e são preciosos no livro."
Suzana Ramos, DNA

Usado
Aveiro
1,50€
Filipe Sousa Lopes - Alfarrabista
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira