O Pitagorismo como categoria historiográfica Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Neutro

Gabriele Cornelli
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra
9789898281951
Português
Um
Como novo
Livro completamente novo.

Esta obra faz emergir da história da interpretação do pitagorismo os pontos essenciais que contribuíram para a formação de tantas e diversas leituras sobre o próprio pitagorismo. Gabriele Cornelli realiza uma atenta apresentação das fontes primárias e secundárias sobre os textos pitagóricos, dando contornos à vasta complexidade do tema. O livro se estrutura em quatro capítulos, que abordam, respectivamente, a história da crítica, de Zeller aos nossos dias; a questão metodológica do pitagorismo como categoria historiográfica; as teorias da imortalidade da alma e do número como elemento importante nas doutrinas pitagóricas.
Resultado de uma escolha consciente, anunciada deste a introdução, de evitar propor simplesmente mais uma interpretação do pitagorismo, essas páginas, ao contrário, procuram enfrentar a própria questão historiográfica que subjaz às diversas opções hermenêuticas de solução da questão pitagórica, e que, de certa forma, reinventam-na continuamente. O percurso metodológico aqui proposto resulta numa imagem do pitagorismo que pretende escapar das várias tentativas de reduzir sua multifacetada complexidade nos moldes estreitos de uma categorização irremediavelmente insuficiente. O quebra-cabeça historiográfico da pesquisa sobre os pitagóricos revela-se um locus privilegiado para ensaiar uma revisão das práticas historiográficas comumente utilizadas para abordar a filosofia antiga em suas origens.
«Uma utilíssima ferramenta para quem queira orientar-se com uma maior consciência histórica e hermenêutica na intricada questão pitagórica. Giovanni Casertano

Ofereço portes de envio em correio normal.
Como novo
Coimbra
15,00€
Eugénio Teixeira
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira