Eduardo Olímpio - Às Cavalitas do Tempo Saldo dos Comentários ao Livro/Vendedor: Positivo

Eduardo Olímpio
Prelo Editora
Desconhecido
Português
Um
Como novo
ÀS CAVALITAS DO TEMPO / EDUARDO OLÍMPIO

AUTOR(ES): Olímpio, Eduardo, 1933-
PUBLICACAO: Lisboa : Prelo, 1974
DESCR. FISICA: 60, [3] p. ; 18 cm
COLECAO: Cacto


love story a preto e branco


ia um tempo danado. o odre do céu despejava chuva há mais de duas semanas e os homens bis cavam os dias na venda da chancuda, à saída da aldeia, de quem vai para beja.
nem o nome valia à terra, já que santa vitória era um ensopado de fome. braços caídos, enxadas enxutas de chão, forno frio, lareira sem tanganhos, aquele era um inverno de morte. papas de milho, migas e polme tudo ia fugindo, casa a casa, até ao fundo da aldeia.
o chico ferrador foi encontrado morto pelo frio, na enxerga de vimes. tinha setenta anos e ferrara mais parelhas de mulas que cabelos tinha na cabeça. sempre na forja, sempre a lidar com o fogo, morreu ali, enrolado no frio daquele janeiro de má sina.
foi então que a joana calapez, com o tempo incompleto, se lembrou de parir: só ossos e aquela barriga do tamanho duma bolota ninguém jogava um valete pela cria. – e sabem o que veio? dois: dois gaiatos com dois quilos cada um, redondos, pequeninos, uns repolhos de carne. e lindos! ou lindos talvez não mas engraçados, porreiros.
joana calapez ficou nem viva nem morta, estiraçada na cama. a arca vazia. o homem a olhar a chuva, fumando cigarros feitos das barbas do milho. ele estava assim à porta, a fumar, quando viu os ciganos chegarem e atarem os burros ao sobreiro grande. depois começaram a armar as tendas mais rotas que remendadas: eram uns doze ou treze, mas as mais eram as mulheres. sujos, encharcados, falavam aquela espanholada que só eles entendem.
dai a nada veio a cigana alta com um gaiato de dias pendurado ao peito. a mamar. - pelas alminhas de quem tem no céu e as criaturas que mais quer não me dava uma colherinha de açúcar para ver se calo três criaturinhas de deus que ali tenho para criar?
- o homem foi lá ao fundo da casa e rebuscou na arca: o cartucho estava mirrado mas ainda se raspavam bem duas colheres. a mulher, do escuro do quarto perguntou: está ai alguém? e os recém-nascidos acordaram a berrar do sono da fome. - valha-me santa aparecida mais nossa senhora de guadalupe que estes anjinhos não têm mama, benzeu-se a cigana. e puxou do outro peito, peito longo, largo, cheio, adonde o leite corria como seiva dum pinheiro. mamada a um, mamada ao outro. depois ao filho. de novo a um, de novo ao outro. e ao filho. e voltou à noite. e de manhã. muitas noites. muitos dias. «meus ricos anjinhos! benzia-se».
numa madrugada a árvore não tinha burros. nem tendas. nem ciganos.
- numa alcofa, à porta da casa, corados e reboludos brincavam os filhos de joana calapez.


Excelente estado de conservação.

ref. l7
Como novo
Lisboa
8,00€
Bibliódromo de Massamá
Para ver os contactos do vendedor deste livro,
inscreva-se agora gratuitamente
ou
entre na Bibliofeira

Comentários sobre este vendedor

  • A.silvacunha disse no dia 2019-04-05: Processo de compra de livro cinco estrelas
    a repertir
    Comentário Positivo
  • Miguel Duarte Reis disse no dia 2019-01-08: bom Comentário Positivo
  • João Carlos Borracha Magro disse no dia 2017-09-19: Já foi pela 2ª ou 3ª vez que adquiri livros ao Sr Gonçalo Fernandes e não quero deixar de enaltecer o seu profissionalismo. Parabéns Sr. Gonçalo, foi um prazer negociar consigo. Obrigado. Comentário Positivo
  • Bibliódromo de Massamá disse no dia 2017-09-19:
    Comprador sempre correcto em todos os aspectos, como é habitual. Muito obrigado!
  • Júlio Proença disse no dia 2016-12-24: O contacto com o vendedor foi agradável e amistoso e a sua ação rápida e eficaz, resultando num envio cuidadoso e dentro de prazos razoáveis. Recomendo! Comentário Positivo
  • disse no dia 2016-10-20: Absolutamente impecável! Comentário Positivo
  • Jorge Leal disse no dia 2016-07-14: Este vendedor foi eficiente, cumpridor e de bom trato. Avaliação positiva, sem dúvida.
    Só não recebi o livro mais cedo porque a distribuição de correio na minha localidade deixa muito a desejar.
    Comentário Positivo
  • Jorge Sequeira disse no dia 2015-08-08: Segunda compra. Tudo certíssimo e rápido. Comentário Positivo
  • disse no dia 2015-04-01: Já comprei livros por duas vezes, correu sempre muito bem, expedição rápida e livros em bom estado. Recomendo vivamente este vendedor. Comentário Positivo
  • Bibliotheca Alexandrina disse no dia 2014-10-12: Excelente vendedor! Livros muito bem descritos e a bons preços, recomendo! Obrigado. Comentário Positivo
  • Joaquim Ribeiro disse no dia 2014-04-28: Fiz uma compra e foi tudo impecável. Recomendo. Comentário Positivo
  • disse no dia 2014-04-25: Rapida resposta e envio do livro. Comentário Positivo
  • disse no dia 2014-02-05: Rapidez, eficácia e simpatia. Recomendo!
    Único pormenor menos bom: o cheiro a tabaco do livro!
    Comentário Positivo
  • disse no dia 2014-01-21: Rapidez, honestidade e simpatia. Tudo tratado na hora.
    O livro chegou em excelentes condições!
    Vendedor de extrema confiança. Recomendo.
    Obrigado.
    Comentário Positivo
  • disse no dia 2014-01-09: Muito prestável, rápido, extremamente simpático. Comentário Positivo
  • André Filipe disse no dia 2013-12-18: Muita disponibilidade, simpatia e honestidade. Todas as questões respondidas com objetividade e envio imediato. Recomendo vivamente!! Comentário Positivo
  • disse no dia 2013-02-25: Vendedor de confiança. Comentário Positivo